sexta-feira, 18 de março de 2011

19 Semanas

Amanhã estarei entrando na décima nona semana.

Hoje fui a minha consulta do pré-natal e para minha felicidade a médica disse que ele está OTIMO, PERFEITO!!! e vai ser um bebe grande!! Fiquei muito feliz com a noticia e conseguir ouvir também o coraçãozinho pelo sonar.

Hoje, depois do café, enquanto esperava meu esposo sair para trabalhar, acho que senti meu bebe mexer, vou esperar um pouco mais para poder confirmar!!

Bom meninas segue abaixo as informações sobre as transformações que o bebe está sofrendo essa semana.

Esta semana seu bebê começa a ganhar volume do que é grosseiramente chamado de "gordura marrom" (tecido adiposo multilocular),  que irá mantê-lo adequadamente aquecido quando for despejado de sua confortável casa uterina.
Outros destaques desta semana:
  • Uma substância branca e pegajosa, conhecida como vernix caseoso, um revestimento branco leitoso, parecido com "requeijão cremoso", está sendo produzida ao redor do seu bebê, formando uma cobertura cremosa que protege a pele da contínua exposição ao líquido amniótico. Imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água. Sob o vernix, uma camada de pêlo muito suave e fino chamado laguno agora cobre o corpo do bebê, isso serve para conservar o calor;
  • Boa notícia: Os rins do seu bebê estão em pleno funcionamento e a produção de urina começará nesta semana. 
  • Má notícia: Isso significa que haverá muitas fraldas em seu futuro. Mas, por enquanto, você não precisa se preocupar, pois o xixi passa para o líquido amniótico (eca!);
O desenvolvimento sensorial chega ao auge esta semana. Os neurônios ligados a cada um dos sentidos -- paladar, olfato, audição, visão e tato -- estão se desenvolvendo em suas áreas específicas do cérebro.

A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas. Se você está esperando uma menina, ela tem mais ou menos 6 milhões de óvulos nos ovários. Quando nascer, esse número terá diminuído para por volta de 1 milhão.

Você chegou à metade da gestação! Agora que está entrando na 20a semana, seu útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana. Essa medição normalmente é feita pelo médico com uma fita métrica nas consultas

Agora você está começando a distinguir os chutes e as cambalhotas do bebê. Para algumas mulheres demora um pouco mais. Você vai ver: daqui a pouco, vai ficar até difícil dormir com tanto movimento.

O período que compreende as próximas dez semanas deve ser o de mais agitação física para o bebê, pois depois disso o útero começa a ficar apertado para tamanha movimentação.

Fontes: Baby center; Saude.Fok

Nenhum comentário:

Postar um comentário