terça-feira, 19 de abril de 2011

Chocolate e gestação

Está chegando a páscoa e nada melhor do que passar essa data comendo chocolate.

Abaixo coloco algumas reportagens na qual explicam se o chocolate é bom ou não para nós gestantes, pois ele possui cafeina e é bem calórico.

Revista Crescer

Prepare-se para ler umas das melhores notícias da sua gravidez: comer chocolate evita a pré-eclâmpsia. Isso mesmo! Um novo estudo feito pela Universidade de Yale (EUA), com mais de 250 gestantes, mostrou que aquelas que comeram uma barra pequena de chocolate amargo (cerca de 30 gramas) por dia, ou tomaram um copo de bebida com a mesma quantidade do alimento, tiveram menos chances de desenvolver a pré-eclâmpsia, uma doença que aumenta a pressão arterial, causa inchaços anormais e perda de proteínas pela urina e, por isso, é uma das principais causas de nascimento prematuro. Segundo os cientistas, o chocolate é rico em teobromina, substância capaz de dilatar as veias e melhorar o sistema cardiovascular. Da próxima vez que você tiver vontade de comer chocolate, já sabe que está fazendo bem para você e para seu filho, mas não esqueça de escolher a versão amarga e em pequena quantidade, OK?

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI177839-10563,00.html


Baby center

Os especialistas dizem que a quantidade de cafeína presente no chocolate é pequena e, mesmo assim, não há nada que comprove que o consumo moderado de alimentos que contenham cafeína possa ser prejudicial às gestantes ou aos bebês.

Na verdade, há até um estudo finlandês mostrando que mulheres que comeram chocolate durante a gravidez acabaram tendo bebês mais tranquilos.

Outra pesquisa indica ainda que o chocolate, especialmente o tipo meio-amargo, pode ajudar a prevenir complicações da gravidez como a pré-eclâmpsia (caracterizada pelo aumento excessivo da pressão e a presença de proteína na urina).

Claro que a moderação deve ser sempre a norma, já que chocolate demais pode dar enjoo e, ainda por cima, fazer você engordar além da conta, por ser um alimento calórico.

http://brasil.babycenter.com/pregnancy/e-seguro/chocolate/

Site Gestarbem

Ganhar peso excessivo pode aumentar o risco de complicações como diabetes, hipertensão e pré-eclampsia, doença que eleva a pressão arterial, durante a gestação. Na Páscoa, é preciso redobrar a atenção em relação ao consumo de chocolate e seguir as necessidades de cada organismo para manter o peso ideal.
Em entrevista a GestarBem, a nutricionista Patrícia Tomita Fan afirma que é preciso ter bom senso. “É importante ficar atento à quantidade consumida, devido ao alto valor calórico que os chocolates oferecem à custa de gordura e açúcar. E, para as gestantes que têm diabetes gestacional, a atenção deve ser redobrada, pois elas precisam controlar a quantidade de açúcar e gordura consumida, além do rigoroso controle de peso”, explica.
De acordo com a especialista, existem ovos sendo preparados com cereais, o que os tornam menos calóricos, já que a quantidade de chocolate é reduzida. Opções para fugir das calorias também são encontradas nas versões caseiras. “Os chocolates podem ser envolvidos com frutas, como se fossem bombons de fruta, mas devem ser comidos no dia“.
Segundo Patricia, no caso de ovos feitos com chocolate diet, é preciso observar a quantidade de gordura, que pode ser maior do que a versão tradicional. “Por conta deste problema, alguns fabricantes estão ajustando esta diferença e deixando seus chocolates diets com a quantidade de gordura semelhante à versão original. Para conferir as diferenças, leia o rótulo e compare as duas versões”.
A maioria dos ovos caseiros é preparada a partir de chocolates industrializados e não possuem diferença nutricional significativa em relação aos do mercado, mas existe um fator a ser levado em conta. “O que deve ser considerado é a questão da qualidade sanitária de onde estes ovos caseiros são preparados. A gestante deve ter um cuidado maior para evitar consumir alimentos contaminados e ter a garantia de que o ovo caseiro tem boa procedência”, alerta a especialista.


http://www.gestarbem.com.br/artigos/ver/87/especialista-alerta-sobre-consumo-de-ovos-de-pascoa-na-gestacao


OBS: As informações abaixo são de carater informativo, consulte seu medico antes de consumir!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário