segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Brincadeiras

Os dias por aqui tem andado bem chuvosos e quando tem chuva ou não tem parque, pracinha, play, temos que nos virar nos 30 para distrair o pequeno e não deixar quebrar a casa. hahahhaha......

Então hoje estou listando algumas brincadeiras que faço com o rafa dentro de casa.


1- Desenho:
Desde muito pequeno eu sempre estimulei o Rafa brincar de desenhar e pintar, comprei revistinhas, cadernos, giz de cera e lápis de cor. Sempre amei desenhar e achei que seria uma ótima atividade para compartilharmos.
 No inicio era normal como quaquer criança, ele rabiscava e enjoava muito rápido, hoje ele já desenha, explica os desenhos, conta histórias e o tempo não é muuuuito longo não.
O desenho auxilia na coordenação motora e na imaginação da criança, além de podermos ensinar de forma lúdica as cores e formas.

2- Jogo da memória
Rafa sempre foi uma criança muito ativa e demorou até que eu conseguisse fazer com que ele sentasse e jogasse comigo. Mas hoje consigo prender sua atenção, basta desafiar ele, ou quando ele está muito desinteressado busco uma terceira pessoa para jogar e ele sempre acaba querendo participar, mas como na maioria das vezes estamos sós (papai trabalhando) eu e ele acabamos jogando.
O jogo da memória auxilia na concentração, memorização e observação da criança. Caso você utilize letras, números ou formas também ajuda no aprendizado.

3- Volei com bola de gás.
Uma das brincadeiras que o Rafa mas curte são essas bem ativas, ele consegue ficar horas brincando, pois além de pular e correr ele dá varias gargalhadas. Tenho uma sala de tamanho médio, mas como eles são pequenos não precisamos de muito espaço.
Como faço:
Coloco uma linha ou corda amarrada em duas cadeiras que seja na altura da cabeça dele e encho uma bola de gás (bola de festa) e pronto! Ele ama!!!
Nosso volei ajuda no reflexo e coordenação motora.

4- Contando histórias
Rafa algumas vezes gosta de ouvir histórias, mas não é algo muito frequente, além de ter que ser aquela história, com muita ação e muitas caras da minha parte, é quase uma peça de teatro. haahahahhahahah........ Algumas vezes ele entra na história e narra também e tudo fica muito engraçado, além de me corrigir também.
Histórias ajudam na criatividade, imaginação e percepção.

5- Massinha
Sim, sim, quem tem criança em casa tem praticamente uma papelaria em casa. Aqui tem tesoura, cola, tinta, massinha, cola colorida, papel, E.V.A e por ai vai..... Mas voltando sobre a nossa brincadeira eu e Rafinha passamos nosso tempo construindo bonecos, minhocas, pedras, armaduras, minecraft, pokémon e etc... Nem preciso dizer que ele AMA massinha.
Massinha ajuda na coordenação fina, conhecimento de formas, na imaginação e aguça o sentido do tato.




E você?? do que costuma brincar?? Conta pra gente!!

Beijos e até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário